sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Violência em Salvador faz mais uma vítima (publicado dia 05/09)

O bancário aposentado Ciro Bernardes Pinto, de 65 anos, assassinado ontem (4) no bairro da Pituba, será enterrado nesta quinta-feira, às 10h, no cemitério Jardim da Saudade. O aposentado estava acompanhado de sua esposa, Maria Vanda de Almeida Pinto, em uma das agências do Banco do Brasil, localizada na Manoel Dias da Silva. Por volta das 15h, dois homens abordaram Pinto, que tinha acabado de retirar 4 mil reais e já estava de saída em seu carro, acompanhado de sua mulher, e anunciaram o assalto. Segundo testemunhas, não houve nenhuma reação ao assalto e o aposentado entregou todo o dinheiro e o carro. Mesmo com a cooperação das vítimas, um dos assaltantes disparou contra o peito de Pinto, que ainda foi levado para o HGE (Hospital Geral do Estado), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na mesma tarde.

Segundo o jornal A Tarde, o corpo do aposentado foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para uma perícia técnica, mas foi liberado na manhã de hoje. Os parentes da vítima só estão esperando o retorno da filha dele, que estava nos Estados Unidos, para que possam velar o corpo. O site do jornal Correio da Bahia dá mais detalhes sobre o assalto e depoimentos das testemunhas. As coberturas de incidente demonstram a frieza dos assaltantes e a falta de amor pelo próximo. Primeiro, era comecinho de tarde em uma das avenidas mais movimentadas de Salvador; segundo, o Banco do Brasil tem vários seguranças nessa agência, já que ela é muito movimentada; terceiro, a vítima fez tudo o que os assaltantes pediram. Se juntarmos os fatos veremos que a imobilidade dos seguranças do banco e a maldade do assassino foram decisivas para o final trágico do fato.

Coitadas das pessoas, que como eu, pensam que, por ser a tarde ou pela manhã, estamos mais seguros. Completo engano, pois o que os jornais têm nos mostrado é totalmente o contrário. Quer um exemplo? Só para citar mais um ato violento, hoje, no bairro da Federação, na rótula da Avenida Anita Garibaldi, às 6h da manhã, um policial e uma aposentada foram baleados. Três homens tentaram invadir uma casa no bairro e acabaram despertando a suspeita de PMs que estavam perto do local. Houve troca de tiros entre os assaltantes e os policiais. O policial e a aposentada feridos foram levados para o HGE, mas não correm risco de morte, segundo informações dos sites
Bahia Já e A Tarde. Todos os dias, infelizmente serei chata, pois todo mundo fala disso, os jornais estampam as misérias que estão acontecendo. É tanta violência que preferimos abstrair dessa situação e procurar pensar que não vai acontecer com a gente. Por mais que tomemos cuidado, nossa cidade, ou melhor, nosso país, está entregue a bandidos, criminosos cada vez mais cruéis. São diversos os motivos que tornam essas pessoas tão más, um deles é a desigualdade social, a qual o Brasil está entregue. Mesmo assim, nada justifica as atrocidades que estão sendo cometidas contra os seres humanos. Torturas, seqüestros, assassinatos, estupros. Há mais do que a procura pelo dinheiro, envolve indignação em forma de vingança e morte.

É bom e de extrema urgência pararmos para pensar em que iremos ajudar nessa situação. Essa é velha, mas serve: se cada um fizer sua parte para melhorar o mundo, ele irá mudar. Rezar somente, não é tudo. "Faça que te ajudareis", JC.

Nenhum comentário: