sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Luciano Pavarotti: o tenor dos tenores (publicado dia 06/09)

Pavarrotti durante sua apresentação em Salvador

Nascido no dia 12 de outubro de 1935 em Modena, na Itália, Luciano Pavarotti era considerado um dos maiores tenores do mundo, referência do canto lírico na modernidade. O tenor morreu aos 71 anos de idade na madrugada de hoje (6), na cidade onde nasceu. Ele estava doente desde 2006 com câncer no pâncreas, mas seu estado de saúde se agravou no verão de 2007, como mostra o site Wikipedia.

Além de ser portador de uma das mais importantes vozes eruditas mundiais, Pavarotti sempre tentava inovar em suas canções. Ele fez parcerias com os tenores espanhóis Plácido Domingo e José Carrera nos concertos os “Três Tenores” e com alguns ídolos pop como Celine Dion, Bryan Adams e U2. O tenor também já cantou com cantores brasileiros como Roberto Carlos, Maria Betânia e Gal Costa.

Alguns dos mais importantes teatros do mundo receberam Luciano Pavarotti para suas apresentações. Teatros como o Teatro alla Scala (Milão), a Metropolitan Opera House (Nova Iorque) e a Royal Opera Hose (Convent Garden, Londres). Pavarotti era o grande intérprete das obras de Puccini, Donizetti e Verdi. Em 2003, ele publica sua última produção, Ti Adoro.

Após quatro décadas de palco, em 2004, o tenor inicia sua turnê de despedida. Em 1º de dezembro de 2004, ele anuncia a turnê final em 40 cidades. Essa turnê de despedida foi produzida pelo promoter Harvey Goldsmith. Pavarotti canta Nessun Dorma em fevereiro de 2006 na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, em Turin, cidade italiana. Após a cirurgia para a retirada do tumor no pâncreas, em julho de 2006, o tenor foi afastado dos palcos para cuidar de sua saúde e ficou em sua casa, em Modena, onde faleceu.

Foi uma grande perda e tenho certeza que todos nós sentimos, por mais que o gênero lírico não seja o predileto de muitos. Pavarotti se destacou pela simpatia, humildade e grandioso talento. Conquistou milhões de pessoas com suas interpretações magníficas de grandes obras como Puccini. Seu contagiante sorriso estará guardado em nossos corações, que Deus o tenha.

Veja mais:

http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL99805-7085,00-MORRE+TENOR+ITALIANO+LUCIANO+PAVAROTTI.html

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2007/09/06/ult1817u6833.jhtm

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo plenamente com sua publicação sobre Pavarotti. Mas 'Puccini' não é uma obra, e sim, o compositor de Nessun Dorma, interpretada de forma surpriendente pelo segundo maior tenor do mundo, Luciano Pavarotti.

Adeildo Oliveira.