sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Aumenta o número de jovens fumantes (publicado 30/8)

Imagem retirada do Google



De acordo com a reportagem especial publicada ontem (29) pelo Jornal A Tarde , em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, cerca de 10% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de Salvador são fumantes e mais de 24% já fumaram pelo menos uma vez na vida. O V Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas, pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), apresentou dados de 2004, mas é a mais recente sobre o assunto.
Além de provocar doenças como infecções respiratória, diversos tipos de câncer e derrame cerebral, o cigarro pode causar aborto prematuro. Essas são algumas das mais de 50 doenças acarretadas pelo vício do fumo. Quanto mais cedo se começa esse perigoso hábito, pior é o resultado. O desempenho dos fumantes durante as suas vidas cai em relação ao condicionamento físico, a saúde bucal fica prejudicada e ainda acarreta males para os que convivem com os dependentes da nicotina.
Segundo a matéria do A Tarde , a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de que existam no Brasil mais de 1 bilhão de fumantes no mundo, sendo que 90% começaram a fumar antes dos 19 anos. São 200 mil mortes anuais causadas pelo tabagismo e 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante. Milhares de jovens acabam fumando por "moda", para mostrar atitude e liberdade. Como muitos pais não conseguem ou não querem orientar seus filhos, o comportamento dos colegas e amigos acaba influenciando esses jovens. O problema não é só nas classes mais baixas, a classes A e B consomem muito esse tipo de droga e, como têm mais condições, complementam o vício com drogas ilícitas como maconha, êxtase ou cocaína.
A falta de orientação, a imaturidade e a constante influência do consumismo nas mentes dessas crianças e adolescentes que não ocupam suas mentes com coisas produtivas são alguns dos fatores que fazem com que o consumo aumente a cada ano. O G1, portal de notícias da Globo, fez uma matéria sobre o assunto e destaca a importância de um bom exemplo em casa. Pais que fumam influenciam seus filhos. Esses são dados realmente preocupantes, pois o tabaco mata mais que uma epidemia e é um problema recorrente. As epidemias, na maioria das vezes, vai embora, mas o vício do cigarro já se fixou em milhões de jovens e adultos. O apoio dos parentes e amigos para procurar formas de largar o tabagismo é fundamental para que ainda haja uma esperança.

Nenhum comentário: